DESMISTIFICANDO A CONSULTORIA JURÍDICA – UMA ANÁLISE DA SUA IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA

DESMISTIFICANDO A CONSULTORIA JURÍDICA – UMA ANÁLISE DA SUA IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA

                               É comum no mundo moderno e globalizado dos dias de hoje fazermos muitos relacionamentos com pessoas e empresas, sejam eles profissionais, de consumo, pessoais, de compra e venda de bens móveis e imóveis, e etc. E destes relacionamentos sempre surgem dúvidas e receios, e que sendo uma situação de maior importância ou valor, pode trazer eventuais transtornos que poderiam ser evitados, e quando surgem estes transtornos é que vamos lembrar do advogado.

                               A Consultoria Jurídica inverte esta lógica, ou seja, atua na análise dos relacionamentos e suas consequências a fim de evitar o eventual transtorno, trazendo assim imensos benefícios como economia de recursos, economia de tempo, ausência de brigas e disputas através do diálogo entre as partes e o consensualismo, previsão dos riscos e benefícios do relacionamento, além de outras infinidades de benefícios.

                               Apenas para falarmos de um dos benefícios que é a economia de recursos financeiros, salientamos que o valor mínimo de honorários advocatícios iniciais que o advogado pode cobrar para a propositura de uma ação judicial ou uma defesa em ação judicial varia entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00, sendo que advogados renomados e especializados na área cobram no mínimo dez vezes mais que este valor. Em contrapartida, uma consultoria jurídica, dependendo do teor e da complexidade, pode custar até 1/3 dos valores iniciais de uma ação judicial, de acordo com os valores acima.

                               E por que falamos em DESMITIFICAÇÃO DA CONSULTORIA JURÍDICA? A resposta é que muitas pessoas e empresas não acreditam na força e eficiência que a Consultoria Jurídica pode trazer a seus relacionamentos, principalmente aqueles de maior monta ou mais sensíveis. Trocando em miúdos, acham que o valor pago de honorários para tanto, pode não ser bem gasto. Dizemos pela nossa experiencia que:  Sim, com certeza é muito bem gasto.

                               Assim, a Consultoria Jurídica, é o trabalho intelectual desenvolvido por advogados e escritórios de advocacia, inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, trabalho este que analisa juridicamente o fato trazido pelo cliente e assim é proposto a melhor  forma e resolução / solução do fato e de suas consequências.

                               A contratação do serviço de Consultoria Jurídica poderá ser feita mediante uma consulta jurídica:

  • CONSULTA AVULSA: (nos moldes de uma consulta médica) onde o cliente agenda com o advogado o escolhido, o advogado cobra o valor da consulta (valor compatível com uma consulta médica), analisa o fato jurídico trazido pelo cliente, orienta e documenta as opções jurídicas possíveis para o fato. Tal consulta poderá evoluir para a necessidade da elaboração de um parecer mais elaborado, a formulação de contratos, termos de acordos e demais documentos, acompanhamentos diversos ou até uma ação judicial, fatos estes que serão combinados os honorários a parte;
  • CONSULTORIA MENSAL RECORRENTE: modalidade sugerida para clientes pessoas físicas e jurídicas que possuem um volume maior de relacionamentos sujeitos a análises jurídicas, onde o advogado ou escritório de advocacia celebrará contrato por prazo determinado ou indeterminado cobrando honorários por este contrato de acordo com o combinado (geralmente por se tratar de honorários recorrentes, o valor do contrato se equivale a uma proporção de X ações judiciais por ano ou prazo do contrato) com a forma de pagamento ajustada, contrato este que terá como objeto a análise dos fatos relevantes do cliente, proposição de soluções, elaboração de peças jurídicas (contratos, termos e etc), acompanhamentos diversos na área jurídica, propositura e defesa de ações, bem como outros trabalhos relacionados ao tema jurídico.

                                               Desta forma, esperamos haver desmistificado o tema de CONSULTORIA JURÍDICA, demonstrando sua importância e beneficência no mundo moderno, onde é necessário agilidade, ajuste de gastos e informação segura, o que nos remete aquele ditado antigo e muito sábio “É melhor prevenir do que remediar”, o que se aplica muito bem ao tema proposto.

Acesse nossas redes sociais:

https://www.linkedin.com/in/temer-e-lacerda-advogados-134a41187/

https://www.instagram.com/temer_e_lacerda_adv/

https://www.facebook.com/temerelacerdaadv/

https://www.youtube.com/channel/UChugIiuugVlmUZN-mfq3tAw?view_as=subscriber

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.